Instruções

O que você precisa saber de impressão 3D antes de enviar a sua solicitação?

Para alcançar os resultados desejados na peça impressa em 3D você precisa definir alguns requisitos. Resumidamente vamos indicar alguns passos importantes quando for enviar sua solicitação para a Cubo3D.

Filamentos

Os filamentos são compostos termoplásticos e possuem uma variada gama de materiais (ABS, PLA, PETG, ASA, FLEX, WOOD), propriedades e cores. É a matéria prima da impressora 3D do tipo FDM (tecnologia de modelagem por fusão). Através do conjunto extrusor e bico o filamento é aquecido, controlado e impresso, formando tridimensionalmente o objeto. Os filamentos mais populares são o ABS e o PLA.

Apesar de serem parecidos, eles possuem algumas diferenças, são elas:

ABS - Acrilonitrila butadieno estireno PLA - Ácido polilático
Derivado do petróleo (Vida útil alta) Derivado de fontes renováveis (Biodegradável)
Acabamento superficial fosco, leve flexibilidade, aceita esforços mecânicos. Indicado para aplicações funcionais e protótipos industriais. Acabamento superficial brilhante, não flexível, baixa resistência a impacto. Indicado para maquetes, peças com detalhes, cantos e grandes dimensões
As peças podem passar por acabamento posterior (lixa, lima, solução química) As peças são mais difíceis de aplicar acabamento após a impressão.
As peças podem ser expostas ao sol e em temperaturas altas sem se deformar. As peças não podem expostas ao sol ou a temperaturas elevadas.
Dureza:75 Shore D, Alongamento:7.1% , Temperatura fusão:220ºC, Transição Vítrea*:105ºC Dureza:85 Shore D, Alongamento:3.7%, Temperatura fusão:185ºC, Transição Vítrea*:60ºC
* Transição vítrea-Tg é a temperatura que separa um comportamento sólido (relativamente rígido) e um estado mole e "borrachoso" (como um líquido de ultra-alta viscosidade).

Altura da camada (Layer height)

O processo de impressão FDM funciona aplicando verticalmente camada em cima de camada. A altura dessa camada chamamos de resolução da peça. É a resolução que vai definir o nível de detalhamento da peça. A altura de camada é ajustável de 50 mícrons (0.05 mm) - resolução muito fina que produz uma superfície mais lisa, até 300 mìcrons (0.30 mm) - resolução muito grossa que produz uma superfície muito irregular. Quanto melhor a resolução, maior o tempo de impressão.

Altura da camada

Preenchimento (Infill)

Preenchimento (Infill) é a estrutura interna dos objetos impressos. A estrutura pode variar em densidade e forma. Variando a densidade e a forma da estrutura interna o objeto terá menor ou maior resistência (depende também da geometria). Existem diversos tipos de forma de preenchimento, retangular, triangular, hexagonal, etc. A densidade pode variar de 0%, 5%, 10%, 20%, etc. A densidade e a forma são aplicadas em função da construção e objetivo do objeto a ser impresso.

Padrões Preenchimento 1
Padrões Preenchimento 2

Parede (Shell thickness)

Para paredes com apoio recomendamos que seu objeto tenha uma espessura mínima de 0.8 mm (shell=2). Para paredes que não possuem apoio e são de sustentação do objeto recomendamos uma espessura de no mínimo 1.2mm (shell=3). Para os dois casos as paredes muito finas tendem a ser mais flexíveis, quebradiças provocando problemas na impressão do objeto. Espessuras maiores produzem maior rigidez, portanto resultados melhores.

Parede

Furos

Devido a característica do processo FDM, da contração do plástico além de outros fatores, os furos com diâmetro muito pequeno podem ficar menores do que o desejado. Recomendamos que seu objeto tenha furos com diâmetro mínimo de 2.5 mm. Como alternativa, estes furos podem ser ajustados com brocas e/ou alargadores, ou ainda fazendo a compensação no desenho/projeto.

Furos

Encaixes

Peças que possuam um encaixe (roscas e conectores) recomendamos que o objeto tenha uma folga de no mínimo de 0.2 mm. Para encaixe móveis (tampas) recomendamos para deixar o encaixe/remoção mais fácil uma folga de no mínimo 0,3 mm. No caso de peças impressas juntas e já montadas (dobradiças), recomendamos uma folga de no mínimo de 0,5 mm a fim de evitar que as partes se fundem durante o processo de impressão.

Encaixes 1
Encaixes 2

Coluna vertical cilíndrica

A coluna vertical cilíndrica é uma das estruturas mais frágeis e delicadas de serem produzidas, recomendamos pelo um diâmetro mínimo de 3.0 mm para que tenha uma boa qualidade de impressão, porém ainda frágil. O ideal seria trabalhar o objeto com diâmetros acima de 5.0 mm. Quanto maior o diâmetro da coluna vertical, mais resistente ela se torna.

Coluna Cilíndrica

Área de trabalho

A área máxima de trabalho de nossos equipamentos é de: 270 mm x 270 mm x 320 mm (aprox. 23 litros). Para modelos que excedam essas dimensões, os mesmos podem ser divididos em partes, impressos e posteriormente unidos.

Área Impressão